29 setembro 2008

2008/Out 12 - XII Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro 2008

Veja as fotos do Rio aqui. Neste domingo (2008 Out12), quinze mil pessoas participaram da Meia Maratona do Rio de Janeiro. Com a largada na praia de São Conrado às 9h15, passamos pela Pedra da Gávea, pelo Morro do Vidigal, chegamos aos pés do Cristo Redentor na Praia do Leblon, depois Ipanema, Copacabana, Botafogo, passando pelo Pão de Açúcar, Praia do Flamengo e retornando pelo aterro. O prova foi quente. Quem não se preparou adequadamente porque achou que a altimetria fosse tranquila, e a festa magnífica, acabou não suportanto o forte calor combinado à alta umidade. Foi tanto o calor, que percebi que a prova foi marcada pela circulação de muitas ambulâncias em atendimento aos amadores mais valentes e menos avisados.

Para pessoas comuns como eu (não atletas) acho que as dificuldades foram as seguintes: Água: A distância entre postos de hidratação poderia ser dininuída. O Rio é quente. Temperatura: A prova que teve grande variação de temperatura da largada até a chegada (acho que 10 graus). Na saída do segundo túnel a coisa ferveu. Notava-se o calor subindo do asfalto e torrando os miolos. Para piorar, tive praticamente 70 dias de chuvas em Santos. Só treinei com chuva e frio. A prova teve um clima bem diferente dos treinos. Difícil... Altimetria: Fácil. Na minha opinião, não influencia em quase nada os amadores nesta prova. Banheiros: Tanto na largada quanto no percurso, a organização deixou a desejar. Na largada eram poucos os banheiros químicos e as filas eram enormes. No eprcurso os banheiros eram debaixo de pontes e nem todos os atletas tinham ciência da localização dos mesmos. Faltou sinalizacao. Horário: A largada poderia ser mais cedo. Acho que oito horas seria o ideal. Para quem treina cedo ou no final de tarde, a tendência é não suportar o calor associado a alta umidade. Bom.. Para o fator horário, quem manda é a mídia, principalmente nas provas cobertas pela TV. Percurso: Realmente bonito. Trecho final de 6km do Aterro é fora da orla. Parece que não acaba nunca. Medalha: Finalmente uma medalha melhor neste ano. Gostei. Parabéns Yescom. Camiseta: Legal - Padrão Yescom/Adidas (o que mudou este foi a cor: azul clara - Bonita). Kit Pré/Pós: Dentro dos padrões Corpore/Yescom. Bom. E eu? Minha experiência pessoal? Resumindo. Quebrei. Não por problemas de musculatura, falta de concentaração, fôlego ou resistência. Acreditem: Quebrei por problemas de má alimentação. Não consegui fazer os 21km. Pena. Tive que parar no 16 face a problemas digestivos. Mesmo tomando todas as precauções, acabei comendo algo que me tirou da prova. O pior. Os sintomas só apareceram no km 15. Bom.. é mais uma que se aprende. Antes parar com prudência e ter conciência de que não somos atletas mas sim entusiastas do esporte. Acabei legal. Sem dores e sem problemas maiores. Mas até hoje (segunda pós prova) apresento sintomas de intoxicação alimentar. Meu tempo para os 16 km 01h 44min. Dentro da minha média para a prova. Próximo passo: É bola para a frente e preparação para a próxima prova 26/10 (Itatiba 8km)... Classificação: 7119º / Nr. Peito 5126 / M4549 / 02:41:49


5 comentários:

  1. Parabens Manequinho
    Seu blog ta show!! E a montagem desse texto com a imagem do Rio e do outro lado a sua está linda!!!
    Parabens pelo esforço e por mostrar a muita gente, sua capacidade e sua intensa dedicação nos treinamentos!!!! Vc ta arrasando e vai arrasar ainda mais no Rio. Espero poder estar la pra juntos de todos te aplaudir nessa Vitoria
    bjos da amiga Cidinha

    ResponderExcluir
  2. Rio tá chegando !!!!
    Estou torcendo por vc SEMPRE.
    Te amo !
    Sua irmã.
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Quel legal seu blog Mané,
    boa corrida pra vc, que de tudo certo e seja um domingo muito divertido pra ti e toda a família!!

    Abração!!
    Alex Cavanha(seu quase primo rs..)

    ResponderExcluir
  4. Maneco, lembra?
    Em um dos treinos, falamos justamente do q aconteceu na prova.
    Treinamos, fazemos "quase tudo certo"....mas por causa de uma coisinha, atrapalha.
    Mas num tem problema não, vamos começar tudo denovo. Tô contigo!
    Faremos outra é só marcar!

    Márcia Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo, somos vencedores.... Obrigada pela força, pela companhia e pela alegria que tens e que é tão contagiante..... Cara, teu blog é o máximo.....Sinto-me lisonjeada em fazer parte do círculo de seus amigos.... Estaremos juntos em outras corridas... Valeu.... FOI LINDO DEMAIS..........EMOCIONANTE....

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog

Tudo que eu já Postei neste Blog: