03 maio 2010

XVI Maratona de São Paulo 2010 - Chegamos!

O que faz uma pessoa normal sonhar com uma Maratona? Não sei! Se essa pessoa não é atleta, deve ser meio maluca... Deve ter um parafuso há menos na cabeça... A coisa é feia! Nem sei como entrei nessa... Sei que foi duro... Muito duro...

Treinando desde Janeiro/2010 decidi fazer minha primeira Maratona. Ah essas amizades! (Risos). Escolhi a Maratona de São Paulo (02/05/2010), uma das provas mais difíceis do país. Não podia ter escolhido uma mais fácil?

Fiz dezenas de provas, sendo duas meias em 2009, duas meias desde o início do ano (2010), uma de 25 km na praia de Bertioga e alguns “longões” de 25, 30 e até 35km. Pensei: Eu sou o cara! Esse gordinho vai longe! Vai ser mole! Vou conseguir!

TPM (Tensão Pré Maratona) é o que se sente na semana que antecede a prova. São longos dias. A noite que precede a corrida é clara, não se dorme. A manhã da prova não se pensa direito... E na hora da largada então? Tremedeira geral, cabeça doendo e um medo de que algo não corra bem! A primeira coisa que se pensa: “Onde é que eu estou? O que é que um gordinho como eu está fazendo aqui no meio desse monte de atleta jovem e magrinho?”.

É... Agora já era amigo. Foi dada a largada sob um céu de brigadeiro (só faltava essa), a prova foi dura, quente e longa, longa, longa... Larguei consciente e no meu ritmo (bem devagar – modal lesma). Dentro da minha quase obesidade mórbida (risos) tentei manter uma velocidade em torno de 7,5 km/hora (se é que isso pode ser chamado de velocidade)... Minha meta era fazer os 42 km em pouco mais de 6 horas... Minha meta era acabar bem, completar... Vai que é tua Manoel...

Logo na largada, na altura do km 01, vi uma "cabeça sem boneca" no meio dos corredores, sendo chutada metro à metro.. Sim.. Uma "cabeça sem boneca" e não uma "boneca sem cabeça"... Seria um aviso!! (Risos)... Concluí que já tinha gente perdendo a cabeça logo no começo da prova... Tinha que manter a minha no lugar...

01hr de prova (km 07) ainda estava com a dor de cabeça...

02hs de prova (km 15) cabeça e pé direito doendo...

04hs de prova (km 28) pé direito e perna esquerda doendo...

05hs de prova (km 35) doía tudo e mais um pouco.

06hs de prova (km 40) Estava correndo (lentamente) dentro do esperado, mas esgotado. Acho que já estava delirando! Isso é um túnel? Cadê as bundas da prova? Onde estou? Doía tudo, doía tanto e doía muito (cabeça, ombro, perna e pé – isso dá musica). Descobri que eu tinha alguns músculos doendo que nunca imaginei que existissem... Para que servem esses músculos? Só para doer?

Final de prova... Não quebrei... Não quebrei... Não quebrei... Não quebrei... Estou no ritmo... Estou chegando... E o calor? Insuportável! Cadê a água? Parar? Nem pensar! Era muito treino e muita dedicação. Muito amigo querendo que eu chegasse... Não podia decepcionar essa gente toda que acreditava em mim...

Nos últimos 10 km a amiga Mareli estava de bike dando um grande apoio. Ela me arranjou gelo, água, motivação, confiança, experiência e segurança... Sei que a ajuda dela foi muito boa... Ela até socorreu um corredor engasgado com um pedaço de tangerina... É mole?

Bom... No km 40 veio a Pusinskas para me dar mais forças. Faltava pouco...

Segurei o ritmo e comecei a me comparar com as pessoas ao lado... Estavam bem pior do que eu... Pensei (pois ainda pensava): “Estou bem melhor do que eles! Não quebrei! Vou chegar!”.

É... Cheguei! Cheguei bem e em pouco mais de 6 horas. Cheguei dentro do que esperava. Dentro do meu limite. Dentro da minha condição... Dentro do que me propus a fazer! Esgotado mas realizado...

Deixo “bem claro” que só cheguei por causa da Equipe que tanto me apoiou, que tanto acreditou em mim e tanto me incentivou durante todo esse tempo de treinamento.

Agradeço ao pessoal que tem acompanhado o blog, aos meus verdadeiros amigos, à minha família e, principalmente, ao comprometimento que a toda a “Equipe Lamartine” teve comigo.

Fizemos o melhor que podia ser feito. Fiz o melhor que pude. Superei meu limite e hoje posso dizer: Eu completei uma Maratona. Esse gordinho é dose....

Grande Abraço / Manequinho Correia

(Minhas Fotos) (Fotos Treino On Line) (Fotos Net&Val1) (Fotos Net&Val2) (Fotos Ativo) (Mapa da Prova pelo GPS) (Fotos Fabio Namiuti) (Fotos Camera Urbana) (Fotos WebRun) (Fotos MidiaSport) (Fotos SportClick) (Fotos Jornal Corrida FB)

Resultado - Comentários WebRun - Medalha - Camiseta - Altimetria

15 comentários:

  1. Sensacional
    Parabens pelos km e horas de prova
    Voce é um vitorioso com certeza
    Tudo isto vai para o caderninho de experiencias realizadas.
    Um abraço
    eduardo

    ResponderExcluir
  2. Aí sim fomos surpreendidos, Parabéns !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! É isso aí, desistir jamais!

    Boas provas!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, você agora é um Maratonista e isso não é coisa pouca.
    É sempre uma Vitória terminar uma maratona.
    Força.
    Abraço de Portugal.

    ResponderExcluir
  5. Ahuuuuuu...Até o fim sempre, parabéns guerreiro!!!!

    ResponderExcluir
  6. Estupendo, Manequinho!!!!
    Muito emocionante o seu relato. Muito inspirador seu desempenho e foco. Deu-me uma inveja saudável. Eu quero para mim todas essas dores, mas também o SABOR!!!!!

    A ansiedade me fez engordar 5 quilos na semana que antecedeu minha prova de 25 km. Mas este gordinho aqui está orgulhoso e quer, um dia, passar por tudo que você acabou de passar.

    Parabéns amigo.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Manequinho. Obrigado pela visita e pela mensagem deixada no meu Arquivo de Corridas. Parabéns pela sua participação na maratona, vencendo com muita garra as dificuldades e concluindo bravamente essa bela prova. E também pelo relato muito bem-humorado. Descanse, curta bastante a sua conquista. E que venham, a seu tempo, os próximos desafios!

    Um abraço!

    Fábio Namiuti
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Manequinho. Concluir uma maratona não é fácil e vc foi muito guerreiro. Ainda sonho com isso, mas não sei se um dia terei condições para tal insanidade...hehehe.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  9. Manequinho, Parabéns, você é um maratonista!

    ResponderExcluir
  10. Manequinho, Parabéns, meu caro! Você é f...! Fantástico você terminar em 6 horas. Realmente foi muito punk, com diversas adversidades, sem contar as adversidades naturais de nós, gordinhos... he he he. Agora você é um Maratonista! Parabéns, Maratonista! Forte abraço!

    ResponderExcluir
  11. Sensacional!!!! Uma beleza de prova e um verdeiro conto literário - O homem que resolveu correr uma maratona - a proporcionar boas risadas e também emoção. Você não vai longe só nas corridas não, você vai longe também no blog e no sucesso de suas histórias. Grande abraço e espero somar nossos pesos sobre a pista de uma maratona. Já que SP já está encerrada coloque no blog seus planos futuros na distância mais bela. Você é Campeão! Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom!!!!! Caraca é uma força extraordinária essa ein?!!!1 Parabéns, se já é dificil para os magrinhos... ?!!! Vc está ótimo só tem a querer mais e mais, essa eu garanto!! Boa recuperação!!! E bons divertimentos( o post posterior é ótimo!!!!) abraços, Pri

    ResponderExcluir
  13. Cara maluco!!! Eu já li muito sobre maratona mais ainda fico imaginando por onde começar o que fazer primeiro.
    Bem me resta treinar treinar e treinar e ir pra cima .
    Bom relato. Parabêns

    ResponderExcluir
  14. Manequinho acho que vc é doido mesmo. 6 hs correndo !!??
    Mas parabéns administrou bem a prova e chegou inteiro. Eu admiro as pessoas que correm acima dos 10 Km porque toda a vez que treinei acima de 12 Km algo começou a doer e resolvi parar.
    Estou lendo devagar suas peripécias. É divertido curtir os sofrimentos e euforia dos outros pois se assemelha a que já passei tbém.
    Vendo seus blogs resolvi me aventurar e escrever um.
    Chegando da corrida sentei no micro para não esquecer nada e acho que ficou bom.
    Se tiver paciência e tempo visite-o.
    http://corridaexplore11jun2011.blogspot.com/

    Abraços
    Osmir Foltran

    ResponderExcluir
  15. Mane, muito legal seus comentários. meu treino foi iniciado dia 01/03 para a minha primeira maratona, prova da Ascis em 24/07 no meio vou fazer a meia de SP em 24/04. depois te conto, abraço Kiko

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog

Tudo que eu já Postei neste Blog: