08 junho 2010

20100608 Alimentos Termogênicos



Toda ajuda saudável é bem-vinda quando se está disposto a perder peso. Existem alimentos que auxiliam o metabolismo na queima de gordura, porém até com eles devemos ter moderação na hora de consumir. Apesar de acelerarem a queima de calorias e serem grandes aliados daqueles que desejam emagrecer, o consumo excessivo de alguns alimentos termogênicos deve ser evitado, principalmente, por pessoas que possuem estomago sensível. “Mesmo sendo natural, o consumo desses alimentos não é indicado para pessoas que possuem o aparelho digestivo sensível ou apresentam problemas estomacais, porque o uso de condimentos como a pimenta e o gengibre podem agravar o quadro”. Além disso, não é indicado que estes alimentos sejam utilizados na parte da noite, pois podem causar insônia e dificultar o sono. “Os termogênicos também são considerados estimulantes. Por isso, não devem ser consumidos após as 17h, pois podem atrapalhar o sono de pessoas mais sensíveis”, explica Camila Gabriela Camargo, nutricionista da Prefeitura Municipal de Itu e do Atendimento Clínico e Esportivo. Entre os principais “queimadores” de gordura estão: gengibre, vinagre de maçã, pimenta vermelha, acelga, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, canela, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, salmão, sardinha, mostarda, aspargos, gorduras vegetais (como o azeite) e produtos derivados do chocolate amargo. O ideal é incluir pequenas porções desses alimentos no cardápio do dia a dia para não sobrecarregar nas calorias consumidas e ter o efeito contrário, ou seja, engordar. Não existe uma recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida desses alimentos, mas vale ressaltar que o consumo desses alimentos só deve acontecer se você não tiver nenhuma restrição médica. Veja a descrição de alguns alimentos termogênicos para o organismo:


Pimenta: A pimenta vermelha (caiena) possui uma substância chamada capsiacina que de acordo com um estudo realizado, mostrou que o consumo freqüente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%. Você pode utilizar essa quantidade para temperar salada e outros pratos.

Chá verde: O chá verde possui muitos benefícios ao organismo, entre eles a prevenção de doenças e colabora com bom funcionamento do trânsito intestinal, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Comece com 1 xícara de chá de cinco a dez minutos antes das refeições.

Gengibre: Assim como a pimenta, se for consumido freqüentemente também pode aumentar 20% o metabolismo. Você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos. O gengibre também é muito utilizado para enjôo.

Água gelada: Beber de 8 a 10 copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias, pois é preciso elevar a temperatura da água gelada no organismo e isso gera uma energia maior.

Canela: A canela melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico. Você pode colocar uma pitada de canela no café ou em frutas. Por exemplo, que tal uma banana ou maçã no microondas com gotinhas de adoçante e canela?

É sempre importante consultar um nutricionista, que irá elaborar um cardápio individualizado, propondo a quantidade adequada de alimentos termogênicos que você poderá consumir.

Não há mágicas. Quero deixar claro para quem pensa que pode emagrecer apenas comendo alimentos termogênicos que, para que produzam o resultado esperado, eles precisam ser associados a uma dieta balanceada e a prática regular de atividades físicas. “Os termogênicos aceleram o metabolismo e o processo de emagrecimento, mas sozinhos não tem nenhum efeito no organismo. Eles precisam estar associados a um estilo de vida saudável e uma rotina de treinamento. O efeito termogênico existe com ou sem exercícios, mas é claro que seguir um programa de treinamento deixa o efeito mais rápido e muito mais saudável.

E emagrecimento sem musculação faz o metabolismo ficar mais lento em longo prazo, além de causar flacidez. Ressaltando: antes de ingerir qualquer medicamento, CONSULTE UM MÉDICO.

Fonte

6 comentários:

  1. Manequinho,
    Cada visita que faço no seu blog encontro um novo motivo para voltar a visitar.
    Li que já fez uma Maratona, daí os meus mais sinceros Parabéns, eu ainda não fiz nenhuma, mas penso que deste ano não passa.
    Um abraço Português.

    ResponderExcluir
  2. oi, manequinho! legal a matéria sobre os termogênicos! desses listados acima, fico com o café, meu combustível predileto! quanto à água gelada... nesse frio de doer até pensamento que tá fazendo aqui em são paulo, água gelada mas nem pra ajudar a derreter meu excesso de fofura! ah, parabéns pelo blog! amei! também tô na fila pra "futuro magro", hehehe parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Show de matéria Manequinho. Bons treinos guerreiro!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Manequinho. Adorei a matéria...sempre estou na batalha pra perder uns 2 quilinhos.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Rapaz,
    passei aqui e gostei do seu blog. Só queria fazer uma correção, no que creio que seja um erro. A energia necessária para levar a temperatura da água gelada é realmente o que você mencionou. O problema é que quando falamos em calorias nos alimentos, na verdade é uma abreviatura para kilocalorias, portanto, 1000 vezes maior. Nosso gasto diário é de 2500 kilocalorias, ou 2.500.000 calorias. Portanto, o consumo de água (ou chopp he he) gelada não contribui, ao menos pelo efeito térmico de forma relevante para emagrecer... mas eu também já caí nesse erro, só depois de fazer as contas foi que entendi. Veja, por exemplo, em http://pt.wikipedia.org/wiki/Caloria#Tabela_de_calorias_de_alguns_alimentos
    abraço, Sergio

    ResponderExcluir
  6. postagem muito esclarecedora1 parabéns

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog

Tudo que eu já Postei neste Blog: