13 agosto 2010

20100813 Coisas que aprendi (Gel)

No último semestre de 2008 comecei a participar de provas e treinos mais longos. Saí do cotidiano das corridas de 5 e 10 km. A meta era me aventurar em uma meia maratona. Como minha primeira prova de 21k, escolhi a prova do Rio/2008. Mêêêêdddooooooooo!

Na ocasião, embora não estivesse acostumado a usar o gel, "ouvi dizer" de amigos que “gel” era uma coisa muito legal. Era uma ajuda... Segui algumas dicas, li bastante sobre o assunto e resolvi experimentar um gel (produto nacional). Fiz quatro treinos de 21 km em domingos consecutivos usando gel. Nas quartas feiras os treinos eram de 15km e tbem usava... Nos treinos da 21k, fazia uso no 5º e 15º km. Nunca tive qualquer problema com o produto. Sempre tomava com água e sentia alguns resultados positivos. Acabei gostando da coisa. Não podia mais correr sem ele...

Fiz meu primeiro teste (em provas) na Corrida da Corpore do WTC/SP (8 km) com resultados satisfatórios. Achei que o gel me deu um bom empurrão... Até aí, tudo normal... Satisfação total...

Só que, na meia maratona tive um problema... Estava eu no km 13 quando avistei um posto de água. Um calor insuportável... Tomei o gel uns 500 metros antes do posto e, ao chegar no tal posto, descobri que não se tratava de um posto de hidratação, mas sim um posto de gatorade já desativado (gordinho demora gente! quando chega já era... - desativado). Conclusão: Nesse caso o gel me fez mal, porque só consegui beber água novamente após dois ou três km. Foi tarde.... Aquela coisa me virou o estômago e saí da prova com fortes dores e sinais de desidratação. Bobebei mesmo....

A prova para mim foi uma enorme decepção.... Fiquei muito chateado. Viajar pro rio e fazer um papelão desses? Bom... Foram 2 anos sem usar o produto novamente, independente de marca.

Passando o tempo, vi que todo mundo tomava gel e achava bom.. Não era possível eu não gostar... Queria ter resultados melhores e achava que o gel era uma boa solução... Aos poucos fui novamente me adaptando ao produto.

Hoje, passados 2 anos, não vivo sem o gel. Voltei a pegar confiança na Maratona de SP 2010, onde sem o gel, certamente não chegaria...

Acho que qualquer coisa nova a se usar, ou qualquer coisa que vc não está acostumado, pode te levar a riscos desnecessários. Pode mudar o resultado da prova da tua vida e te trazer decepções que pesam.

Minha dica é: Faca o básico.. Inventar é para cientista, não para corredor...

Embora fora do peso, mas achando apto fisicamente, mantenho os treinos semanais sem faltas ou desvios Levo a coisa a serio mesmo...... Esse gordinho surpreende muita gente..

Abraços aos que me seguem.
Meu Twitter @Manequinho_blog

6 comentários:

  1. Oi Manequinho. Eu comecei a fazer uso do gel depois que quase não completei um treino de 15km, justamente, por falta de combustível. Tenho gostado bastante e realmente faz uma enorme diferença.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Cara...como se aprende com os erros dos outros (infelizmente) esta história eu ouvi do pessoal logo que comecei... segui o básico Gel só água e depois que eu pegar a água.
    Agora este treco ajuda mesmo.
    Outra dica que recomendo é procure conversar com uma Nutri, aprendi muitas coisas no controle alimentar, inclusive nas dicas de suplementos é claro que tem muito nutricionista que não conhece e tb não recomenda.
    Fantástico o relato isto ajuda muito a galera iniciante.
    Párabens.

    ResponderExcluir
  3. Eu tb não passo sem gel em treinos de + de 10km, mas uma amiga usa tb bala de banana, experimentei e aprovei, alem disso tomo isotônico (gatorade ou similar) depois dos 10km, dá um up legal !
    bjão
    Claudinha

    ResponderExcluir
  4. Eu também não vivia sem gel, até que um dia, esqueci na mochila os que ia usar numa meia maratona. Continuo os achando importantes, decisivos até, dependendo da prova que se dispute. Mas não sou mais usuário compulsivo.

    ResponderExcluir
  5. Não ligo muito pro gel. E dependendo do sabor, eu passo mal. Tens uns sabores q são horríveis, como os de chocolate. Ergh!

    E complementando sua última frase: Se for pra inventar, que seja no treino.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Já usei umas duas vezes em treinos de 10k para saber como era o negocio mas não consegui sentir muita diferença não.

    Vou tentar novamente para ver no que dá!

    Abs.
    @lucasandradeti
    http://varapido.blogspot.com

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog

Tudo que eu já Postei neste Blog: