27 outubro 2010

20101026 - Jogos Abertos do Interior - SP - Arena Santos, novo patrimônio esportivo e cultural da cidade



Arena Santos, novo patrimônio esportivo e cultural da cidade

A cidade ganha nesta quarta (27) o maior e mais completo espaço multiuso: a 'Arena Santos', construída pela prefeitura na Vila Mathias (Avenida Rangel Pestana, 184). A festa de inauguração, aberta ao público, acontece às 18h30, com a presença do governador Alberto Goldman e do prefeito João Paulo Tavares Papa, esportistas, estudantes, artistas e representantes de segmentos da comunidade.

Construído com recursos do governo do Estado e do município, o equipamento será palco de várias competições durante os 74º Jogos Abertos do Interior, principal evento do esporte amador do país, que acontecem entre 4 e 14 de novembro, e também da festa de encerramento. Com 11 mil m² e capacidade para 5 mil pessoas, a arena dispõe de ampla infraestrutura e recursos tecnológicos modernos, estando apta a sediar disputas internacionais e grandes shows. Conta ainda com salas para diversas atividades.

A unidade ampliará o acesso da população de baixa renda ao esporte, cultura, educação e lazer. “A Arena Santos é uma realização fundamental para a comunidade esportiva e toda população, que soma ao seu patrimônio uma estrutura de ponta para os filhos e futuras gerações, e que certamente será referência na formação de cidadãos e de atletas”, disse Papa.

Construção emprega tecnologia de ponta

Espaço de múltiplo uso e de alta tecnologia, a Arena Santos atende a um conceito inovador. De acordo com o arquiteto Aguinaldo Secco Júnior, da Seplan (Secretaria de Planejamento), que assina o projeto, ela foi concebida dentro das normas internacionais do esporte. “A arena tem capacidade para receber de competições de vôlei e basquete a campeonatos de ginástica artística e de judô”.

A construção valoriza a iluminação e a ventilação naturais para evitar interferências nas partidas com bola, em que qualquer sombra pode atrapalhar os atletas. A quadra do tipo flutuante tem piso reforçado, que amortece o impacto de saltos e quedas dos atletas, e pontos para a arbitragem informatizada. Dispõe de placar eletrônico e moderno sistema de som.

As arquibancadas contam com assentos e têm espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida e acompanhantes, cadeirantes e obesos. Visando à segurança do público, há saídas distintas para as torcidas e oito de emergência, além de câmeras de monitoramento.

Acessibilidade
A entrada é por uma rampa e a circulação pelos quatro andares pode ser feita por escadas ou pelos seis elevadores, o que facilita o deslocamento de pessoas com deficiência e idosos. O estacionamento no térreo tem vagas para 100 carros, além de motos. Na área externa há outros dois reservados para ônibus das equipes e veículos de imprensa. Existe ainda um setor exclusivo para cobertura jornalística dos eventos, com cinco estúdios para transmissões ao vivo de rádio, tevê e internet.

Múltiplo Uso
As arquibancadas transformam a arena em local apropriado para apresentações artísticas. Em suas duas extremidades, elas se retraem abrindo espaço para os palcos: um deles no interior do complexo e outro destinado a eventos nas partes internas e externas, como shows musicais e peças de teatro.

Completam a estrutura
10 vestiários masculinos e femininos, 8 alojamentos, 4 camarotes, 4 salas administrativas e 3 salas climatizadas para a prática de várias modalidades, dois setores para autoridades e convidados, duas lanchonetes, refeitório, cozinha, despensa, lavanderia e sanitários.

Integrada ao Cais
A arena faz parte de mais um Cais (Centro de Atividades Integradas de Santos) que a prefeitura implementa na cidade. O da Vila Nova foi inaugurado em janeiro deste ano nas instalações do antigo Colégio Santista, e atende aos programas municipais ‘Santos Criança’ e ‘Escola Total’, que priorizam a formação completa e a educação em tempo integral de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O complexo da Vila Mathias – ao qual está integrada a Arena Santos faz parte - contará com anfiteatro para 300 pessoas, salas para dança, música, inclusão digital e para o aprimoramento de professores. Essas atividades serão concentradas em área remanescente à arena, um conjunto de casas e armazéns antigos que pertenceram à empresa CPFL. As obras de restauração das dependências já tiveram início e sua conclusão está prevista para 2011.

Revitalização
A história da Arena Santos e do Cais Vila Mathias começa em 2008, quando a prefeitura, autorizada pela Câmara Municipal, vendeu um imóvel de seu patrimônio no Valongo à Petrobras. O governo santista estabeleceu na época que parte desses recursos seria destinada a projetos educacionais, sendo o principal a construção do Cais Vila Mathias.

A área escolhida para receber o Centro de Atividades Integradas foi a da Rangel Pestana, adquirida com tal intuito pela prefeitura junto à CPFL, em abril daquele ano. O empreendimento vai gerar desenvolvimento social e trazer vida nova ao bairro, que integra a área central do município.

FICHA TÉCNICA
Área construída: 11 mil metros quadrados
Capacidade das arquibancadas: 5 mil pessoas
Dependências: Estacionamento com 100 vagas, sanitários e sala de controle; Estacionamento para equipes e imprensa, quadra, 8 vestiários, 3 salas para modalidades variadas, 2 departamentos médicos, 2 lanchonetes, despensa, cozinha, lavanderia e sanitários; 4 acessos principais aos setores das arquibancadas; 8 alojamentos, 4 salas administrativas, 2 vestiários, sanitários e depósito; 2 palcos,2 áreas para autoridades e convidados e depósito; Área para imprensa e banheiros, camarote, sala de controle e sanitários.

Fonte: Site oficial Prefeitura de Santos

Fotos dos Amigos Nete&Val - Costama - Galeria de fotos 1 - Galeria de fotos 2 - Galeria de fotos 3

História dos Jogos - Site Oficial dos Jogos - Site da Prefeitura - Tudo Sobre a Arena Santos -


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog

Tudo que eu já Postei neste Blog: