24 outubro 2010

20101023 Maratona de Revezamento Bertioga - São Sebastião - Maresias 75km

23/10/10 - Maratona de Revezamento Bertioga- Maresias – 75km

Pusinskas: Sábado, 23/10/2010, saímos às 4:30 de Santos. Para variar, tem sempre aqueles que se atrasam, né? Paciência... Bom... Tudo certo... Chegamos em Bertioga às 05:40hs. Era só frio e chuva... Me lembrou a prova de 25km Março/2010 em Bertioga.... Bom... Eu estava tensa... Mas meu apoio me acalmava... Às 07:00hs o Luizão largou (solo)... Nem vi.... Fomos fomos para o alongamento (ajudou a aliviar a tensão). Chegou a hora. Largamos bem tranquilos às 07:15hs...

Cida Ladaga: Fomos em 3 carros, que serviram como apoio e 3 bikes. Abaixo um pouquinho dessa prova “maravilhosa” entre Bertioga-Maresias. Não foi nada fácil... Desde a organização da equipe até os grupos de apoio. No percurso não tem muita hidratação e cada equipe é responsável tanto pela hidratação quanto a troca de atletas entres os PC. Nosso grupo era trio Misto (Eu, Vilma e Mario), tivemos o Daniel (grande apoio de bike, acompanhou o percurso todo 75km, monitorando nosso “pace”, levando hidratação e dando a maior força o tempo todo, qdo estávamos perto do posto de troca (não tem nenhuma indicação de km durante o percurso todo), nosso apoio avisava quem estava no posto de troca q estavamos chegando e era feita a troca. Nessa hora, o apoio de carro aguardava para levar ao outro posto de troca, os carros ficavam longe e tinhamos q sair correndo...também não contávamos com a quantidade de pessoas e nr de veículos, fazia fila de carros na Rio-Santos e ficávamos com receio de não chegar a tempo no outro posto de troca ( pensamos que iamos esfriar nesse tempo, pelo contrário...nervosos e a maior correria, para “entender o mapa” e não errar). Nossos apoios foram exemplares (Marco e Nenê - Os pilotos), deram um show. Em cada carro tinha, hidratação e lanche.

Pusinskas: Fiz o primeiro trecho (10,8k) com muita calma, nada desesperador... Corri na minha... Fiquei até surpresa pela calma (não usual)... Postos de hidratação a cada 2km.. Beleza... Daí o Daniel (apoio) avisou que eu estava devagar... E eu: Tudo bem... Calma... Sei o problema que tenho pela frente... Nesta época do ano a praia estava diferente. Não tinha muitos rios para pular, a "pista" estava mais seca do que em Março... Na altura do km 7 encostei no Daniel, tomei um gel, água, e fui adiante... Concluí bem a primeira parte... Só me atrapalhei um pouco para registrar o chip, pois era diferente do que estava acostumada. Bom... Tudo certo... A Cida pegou o segundo trecho... Mas cadê o professor? Sumiu! Nem me chamou para alongar... Fui para o meu apoio de estrada (Maridão) e chegamos até o novo trecho (PC4). A ordem era aguardar a Cida e Mario.

Cida Ladaga: PC3 - 6,8 Km – Areia Dura – 30 m água no joelho – fácil – (considerado fácil, .mas não foi bem assim..rs...trilha, areia, rio, e no final. Não marquei o tempo, mas era o meu primeiro percurso e fui com bastante vontade, muito legal, saía na areia da praia, passava p/ um riozinho e entrava na trilha, no final estrada e uma subida pela Rio Santos. Dureza...

Pusinskas: À partir do PC4 tinha ainda 5,5km pela frente...Este sim... Foi curto e duro... Peguei a pulseira rapidinho (chip) e sai com tudo. Calor.. Calor... Corria pelo asfalto da SP55, muito, muito Calor... Não via posto de hidratação nem a sinalização (algum maluco tirou a sinalização de madrugada e as placas ficaram jogadas pela beira da estrada, horrivel)... Faltando mais uns 2km, a corrida voltava à areia/praia... Ôba.. Ar fresco novamente! O Daniel dizia:- Tá chegando... Falta pouco!!! Mais uma vez cheguei legal... O apoio de estrada já estava me aguardando... Passei a pulseira para Cida e lá foi ela toda feliz....

Cida Ladaga: PC6 8,1 Km – Areia Dura e terra batida – fácil. Esse percurso era considerado “fácil”. Porém a areia não é tão batida e molhava bastante o tênis. A vontade de chegar logo, pensando no outro participante da equipe que aguarda p/ fazer o próximo percurso ajuda bastante e a vista do mar e nosso litoral norte de SP é maravilhosa, então fui curtindo sem me preocupar, claro q o Daniel (bike), sempre ao lado motivando e informando a km/tempo, ajudou muito.

Cida Ladaga: PC8 10,4 Km – Areia Dura, asfalto, terra e areia fofa – Bem difícil Esse percurso era considerado “bem difícil”, e foi mesmo... já tinha corrido 15 km, e estava mais quente, apesar de não falar da serra (Tiveram 2,). Logo no início teve uma subida de Juquehy, depois o percursso era pela praia, Barra do Sahy, Camburizinho e Camburi, saindo pela estrada e a subida da serra p/ Boiçucanga no final do percurso...Mas lá estava o Daniel com a bike e o bom humor apoiando, nessa hora também encontrei minha filha no carro de apoio e gritava p/ mim...tá chegado, falta pouco! Sem dúvida é uma motivação quando o pessoal do grupo passa por nós, buzina e grita, sem contar os corredores do “solo” 75 km e Tb dando força uns aos outros...esse era o penúltimo percurso, cheguei super bem e feliz, passei p/ a Vilminha e lá foi ela rumo a serra de Maresias...

Pusinskas: Lá que fui para a ultima parte.. Não estava nervosa, e nem fria... Estava muito bem treinada.. Sabia disso... Ficava o tempo todo alongando.... Tomava um BCA, um gel, um Mel.. Interagia com os demais corredores.... Inclusive alguns conhecidos de Santos.. E todos no apoio: - Vai Vilminha, vai dar tudo certo... E lá vem a Cida, muito bem por sinal... Fiquei feliz em ver que estava chegando bem. Peguei o chip e fui para o final.... Só faltavam 10,6km da Serra de Maresias... Serrraaaa... Meeddooooo.... Nos primeiros 1,5km tudo certo. Apoio/Daniel encostou e disse: -Estou aqui de novo Vilminha.. Sorri... Pensei: Agora o negócio pega.. Vamos lá...Estou astou aqui para esse desafio e vou até o fim... Subi firme.... Senti um pouco... Parei uns segundos.... Respirei fundo... Retomei... Lá que fui... Faltava pouco... Alguns carros com amigos depista conhecidos passavam, buzinavam e apoiavam: -Vai Vilminha, vc consegue... Ahhhh esta serra eu não esqueço nunca mais!!! Ufah.... Desci muito bem c/ cautela para não quebrar logo na última descida.... Uma pisada em falso e acabou tudo.... Todo cuidado era pouco... Acabou a serra... Faltavam apenas dois 2km... Percurso me jogava novamente para a areia... Ihhh Complicou... Esta areia era diferente das outras... Fôfa demais... Praia em desnível.. Um perigo... Maré batendo forte... Quase me afundei na areia, rsss... Mas estava muito feliz... Já avistava a chegada... Pensei: -Nossa!! Está tão perto e ao mesmo tempo tão longe......Respirei fundo, acreditei e fui.. Vi a Cida, o Mário, Apoios, Parentes (Maridão) e amigos me aguardando... Mais feliz ainda eu fiquei... Cheguei bem, bem, bem... Nem acreditei ao olhar p/ tras e ver aquela imensa serra.. Dominei... Rsss.

Cida Ladaga: Peguei o carro de apoio e fomos para a chegada, uma energia muito boa, encontrei muitos conhecidos e amigos de Santos e quando nossa “guerreira” apareceu, eu e o Mario, fomos ao encontro e cruzamos a linha de chegada juntos.

Pusinskas: Agradeço a todos os apoios (Maridão, Daniel, Marco, Darlim, e até mesmo ao Lalá, que participou muito pouco). Sem a ajuda a deles não conseguiríamos...

Cida Ladaga: Nosso tempo foi de 7:40, ficamos muito felizes e já pensando na próxima etapa que será em maio/2011. Essa foi a melhor prova que fiz nesses 2 anos que participo de corridas. Percurso maravilhoso, prova difícil e desafiadora, equipe e grupo de apoios totalmente comprometidos e para terminar com chave de ouro, após a prova, ficamos em Boiçucanga até domingo, curtindo muito churrasco e confraternização da equipe. Em 2011 farei tudo de novo ... pois adorei tudo... é um desafio e tanto e vale a pena....