05 abril 2010

20100411 XI Meia Maratona Corpore Internacional da Cidade de São Paulo

Cidade Universitária, 11/04/2010, domingão frio e nublado, 07:30hs, sem chuva e temperatura em torno de 20º. Toda a "Equipe Lamartine" hiper concentrada, atmosfera contagiante, largada no horário que eu gosto... Gel, Vaselina, Micropore, Tênis e meias de reserva, roupas hiper confortáveis, numeral de peito preenchido (primeira vez que fiz isso em 40 provas), dinheirinho para uma eventualidade, papel higiênico (claro), um documento, meu kit (pequenos saquinhos banana-passa+maçã desidratada) e a certeza de que estava muito bem treinado, descansado e tranquilo... Tudo muito legal... Excelente clima para uma prova de 21km... Pois é... Mas hoje, para nós (um gordinho doido e mais seis malucos da Equipe Lamartine), não se tratava apenas de uma prova de 21km. Hoje seria uma prova de 21k com uma esticadinha de mais 14km (simulando a maratona).

É... Esse foi o maior treino da minha vida. Como foi? Saí tranquilo em rítimo de treino mesmo... Sem pressa... Olhando as bundas maravilhosas da prova... Descontraindo... Pensava em correr para 42km e não para os 21km (pois na minha última prova de 21km fiz em 2:25hs)... Calma.. Devagar.... Hoje, a meta era não pensar muito nas belezas da prova e fazer 5hs de treino sem parar (tempo aproximado em que devo fechar a minha primeira maratona).

Na largada, como sempre, tinha muita gente entusiasmada atropelando... Saí no final e bem devagar... Minha intenção era segurar o entusiasmo, pois seriam 5hs de prova e não 02:30hs. O "treino" prometia ser duro... Quando deu uma hora de prova, "ainda" estava no km7,5. Era um dos últimos colocados. Mas esta era a meta. Tinha que ter paciência. Minha prova não acaba em no km 21.

Até o km 15 muita gente conhecida me passou. Foi nesta altura que começei a perceber o que a parte emocional faz (no km15) com as pessoas que pretendem terminar(no Km21). Seres "não atletas" como eu, ao correrem os 21k, simplesmten se emocionam quando chegam ao km15. Talvez esse fator desestabilize e emocione as pessoas, a ponto de perdermos o rítimo e querermos logo acabar. Mesmo assim todos correndo muito compenetrados. Todos se esforçando e todos falando: "Faltam 6.. Só seis..." Acho qe essa vontade de chegar, acaba derrubando qualquer um... Então eu pensava.... Faltam 20k e não 6k. Por incrível que pareça, isso me acalmava (pelo menos até o km21).

Quando cheguei no km17, começei a passar muita gente que já estava no bagaço.... Nos km 19/20, vi as pessoas realmente exaustas e com dificuldades de fechar a prova. Aquelas plaquinhas de "19k", "20k", "Faltam 800m", derrubam qualquer um mesmo.. Difícil.... Tentei ajudar alguns amigos no que pude, inclusive uma amiga da minha equipe (Myrian), estava fechando os 21k junto comigo mostrando sinais de dor no braço recém-quebrado... Essa é doida (pior que eu).. Risos... Bom... Nessas horas a gente não tem mesmo muito o que fazer... Mantendo a calma e o rítimo, tentei ajudar a moça e bati o pé na linha de chegada dos 21k, voltando imediatamente no fluxo contrário... (Veja vídeo do retorno nos 21km)

Ver aquele monte de gente chegando no contra-fluxo me dava forças e me animava. Encontrei a Paulinha, desejei sorte, pois ela estava "sim" terminando os 21km "inteira". Muuuito legal...

Corri de volta até o km 15 e entrei na prova novamente (fluxo correto). Resolvi tirar o numeral par não atrapalhar a oprganização da prova, ambulâncias, etc. Na altuta do meu km 29, uma grande bolha no meu pé direito começou à perturbar. Pedi ao apoio do Lamartine que me trouxesse meu tênis reserva (Plano B). Tomei uma aguinha com o último gel. Troquei o tênis no km32 e fui pro abraço e inteiro...

Percebi que os melhores do meu grupo (Dimmer, Luis, Mario, Vilminha, J.Augusto, Merigue) ainda estavam na pista para os 42km. Me senti legal em estar participando nesse "bolo". Isso mostrava que, embora lento como sempre, eu ainda estava muito bem... Resistência era a palavra chave... Ver "os caras" dos 14km extra e mais ninguem na Cidade Universitária, me motivava....

A meta final era completar 5horas de treino. Foi duro mas consegui, aliás nem sei como consegui.. Melhor de tudo.. Cheguei interaço. Se a maratona fosse hoje, eu certamente completaria... Mas, como dizem por aí: "treino é treino e corrida é corrida". Espero que dia 02/05 a temperatura não judie. Espero que minha paciência e persistência não me abandonem. Abraço à todos que tem acompanhado este blog. Abaixo fotos e matérias sobre o evento.

Um comentário:

  1. Inacreditável !!!!
    Muita concentração e muita disciplina ! Parabéns !! Me orgulho mais e mais de vc a cada dia !!!
    Vc é minha inspiração. Te amo !!!

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog

Tudo que eu já Postei neste Blog: