03 junho 2009

Conhece Alguem que tenha feito uma Ultra de 75km? Eu conheço....

Texto do amigo Gustavo Abade...

75 km. Você está louco!! Isso vai fazer mal para você! Essa é a reação imediata dos meus amigos, de minha família inclusive a minha mulher. 
Aprendi lendo os livros de Amyr Klink que algo planejado, estudado e treinado não é uma loucura mas sim uma meta. O importante é saber dos riscos e respeitar sempre as nossas limitações. Foi com esse espírito que treinei para a minha primeira ultra, infelizmente uma lesão me impediu de completar os 75 km da prova Bertioga x Maresias em outubro do ano passado. Porém esse ano voltei o meu foco dos treinamentos, para a prova de 75km Bertioga x Maresias do dia 30/05.
Dessa vez conversei com o Branca que me passou o treinamento correto que me traria a segurança necessária para completar a prova. E olha que muitas vezes foi difícil seguir a planilha de treinamento, por causa de minha vida profissional que me ocupou alguns finais de semana chave dos treinos, me obrigando a realizar treinos longos no meio da semana, como foi o exemplo do dia que corri 50 km dentro do parque do Ibirapuera em uma quinta feira. Nesses treinos usei a minha experiência de atleta e de profissional do esporte para achar o equilíbrio certo para minha alimentação, hidratação e ritmo.
Meses de treinos se passaram contando com a orientação do mestre Branca, apoio de colegas de treinos como o Nenê, Gentil, Domenic, Amelia, Celso, Paulão e toda a turma da noite e de toda equipe Branca Esporte.
Enfim o dia da prova... acordei já em Santos muito bem disposto, mas um pouco preocupado com o tempo que choveu bastante nos dias que antecederam a corrida. Acordamos as 4:00h eu e meu eterno apoio a Paty. Encontramos o Marcio e o Junior (apoios de bike) e as 5:40 estávamos na balsa a caminho de Bertioga. Chegamos por lá perto das 6:30 pegamos o Gentil no Hotel e fomos para a largada, lá encontramos todos da Equipe Branca e os guerreiros que assim como eu iriam encarar o desafio de 75 km: Gentil, Dos Anjos, Vivi, Zancopé, Selma, Joel, Edson, Fernando e outros desafiantes.
Larguei ao lado do Gentil e controlamos desde o inicio o ritmo de 6min/km, o clima estava ótimo, porém as condições da areia da praia estavam péssimas e o deslocamento na praia era duro, havia muitos canais com água na canela que pareciam se encher sempre que eu e o Gentil estamos chegando para cruzar, com isso fizemos um zig zag procurando sempre o melhor lugar para atravessar que depois de uma hora se tornou inútil pois já estávamos com os pés encharcados. Após quase três horas de prova e 30 km o Gentil que estava sendo apoiado pela Sinara (diga de passagem que apoio!!), teve que fazer um pit stop e falou para eu continuar, olhei para trás e percebi que o ritmo dele estava mais lento e fiquei preocupado com ele, pois sabia que retornava de uma lesão e não havia tido tempo hábil para treinar para esta prova, enfim respirei fundo e continuei a prova agora só acompanhado pelo meu anjo da guarda na bike o Junior, mantive o mesmo ritmo do começo até 4 horas de prova... neste momento passou pela minha cabeça uma vontade tremenda de abandonar a prova, comecei a caminhar e fazer um check list mental: pés (bem), pernas (bem), costas (bem), pescoço (bem), hidratação perfeita, alimentação perfeita, extremidades sentindo bem, freqüência cardíaca e respiração normal.                 ERA A MINHA CABEÇA!!  Discuti comigo  por mais cinco minutos e voltei a correr intercalando 20 min de corrida com 10 min de caminhada. Com 4:30h encontrei a  Paty no mesmo ponto que parei no ano passado, e parei, parei para trocar de tênis e meias e secar os pés. Claro que a minha super mulher trocou os tênis para mim e secou meus pés. Era o que eu precisava, mas faltava algo, foi quando comecei a correr e encontrei o Emerson (professor da Equipe Branca), e ele falou: lembra desse ponto aqui pois é, lembra e vai embora que aqui você não para mais! Era o que eu precisava ouvir  .
Continuei com a mesma estratégia 20 min correndo e 10 min caminhando, e quando estava com 5 horas de prova eu tinha vencido, eu sabia que a chegada era só uma questão de paciência, então a frase era uma só. EU VOU ATÉ O FINAL!!
Assim que fui até completar os 64 km, passei pela Paty no último Posto de Controle e disse para ela: Môr só falta 11, EU VOU ATÉ O FINAL!  Mas ainda faltava a serra de maresias, resolvi nessa etapa correr até a base da serra, chegando lá peguei com Junior o suficiente de alimentação e hidratação para eu completar a prova e disse para ele, agora eu vou sozinho e te encontro na linha na chegada, comecei a subir a serra, nessa altura subia apenas caminhando, outros atletas de revezamento passavam por mim e falavam palavras de apoio para eu correr, mas quando viam que estava correndo solo diziam continue assim está ótimo (era bem engraçado!), demorei por volta de 30 minutos para subir a serra chegando lá em cima falta menos de 4 km e eu sabia que a maior parte era descida, no topo encontrei com os professores Rogerinho e Jackson, e gritei. EU VOU COMPLETAR, EU VOU ATÉ O FINAL,  eles me deram aquele incentivo. Comecei a descer, soltei o freio e desci a 4’30’’ /km o que esta altura para mim era muito rápido. Quase no final da serra faltando menos de 2 km eu encontro o Branca e grito: MESTRE EU VOU COMPLETAR, EU VOU ATÉ O FINAL, já chorando e emocinado. Fui assim até  a praia de maresias, onde correr estava quase impossível por causa da areia, mas quando consegui ver a chegada eu vejo a Paty. Segurei na mão dela chorando corri com ela até o  final  e disse Môr conseguimos!!
 
Para quem teve paciência de ler esse relato, isso foi o mais breve que pude redigir essa experiência inesquecível, que teve histórias fantásticas de todos que aceitaram o desafio: Joel que correu mais de 52 km e sei que estará pronto para a próxima e os que completaram 75: Selma, Vivi, Zancopé, Dos Anjos, Gentil, Fernando e Edson. Parabéns para todos e também para os que encararam o desafio no revezamento e nos apoiaram o tempo todo.
Agradecimentos : Minha mãe, meu pai, minhas irmãs, meus sobrinhos, toda minha familia; Todos os atletas e profissionais da equipe Branca Esporte;
Mestre Branca;  Junior; Paty.

GUSTAVO ABADE

2 comentários:

  1. Olá Manequinho,
    Existe sempre em algum momento de nossa vida uma situação igual a que eu passei depois de 4 horas de prova... é nesse momento que temos que procurar em nós mesmo uma força que todos temos para seguir sempre adiante. Foi isso que aprendi com essa ultra e isso que quiz transmitir.
    Um abraço e continue correndo!
    Gustavo

    ResponderExcluir
  2. Manequinho, vc está de Parabéns...quanta determinação e força de vontade, heim....continue assim sempre....lendo isso me dá muito ânimo p continuar na minha mais nova empreitada: a corrida...

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog